Samadhi  Pada 

A Contemplação 

1.1. Atha yogānuśāsanam - अथ योगानुशासनम

Atha= agora / Yoga= de Yoga / Ānuśāsanam = Ensinamento 

Agora, o ensinamento do Yoga 

Nesta seção vamos é a introdução do estudo da Yoga.  

O Yoga acontece quando conseguimos controlar os movimentos da mente, pois eles nos impedem de observarmos o que existe por trás desta agitação, não é mera filosofia o que Patanjali pretende explicar, mas instruções diretas sobre como praticar Yoga.

Sem prática, nada pode ser alcançado.

1.2. Yogaś citta-vṛtti-nirodhaḥ- योगश चित्त-वृत्ति-निरोध:

Yoga= União /  Citta = substância mental /  Vritti = alterações/modificações espirituais  / Nirodhah = contenção


O aquietamento das ondas espirituais é Yoga. 


O objetivo deste yoga é alcançar a verdadeira natureza do " Eu", a  autorrealização , depois que as flutuações da mente  são cessadas.   Sua prática busca a estabilidade da mente, transcendendo e controlando essas flutuações suspensas por meio da concentração, meditação e domínio da mente.


A mente tem 5 estados: 

   

     1 - Kshipta- É o estado onde a está dispersa ; 


    2 - Mudha  - É o estado da mente incapaz  de compreender a realidade em sua verdadeira essência.    

        É caracterizado por confusão, falta de discernimento e uma visão distorcida das coisas;


    3 - VikalpaÉ o estado da mente em que ocorre a imaginação ou construção mental. É quando a mente cria

       conceitos, ideias, imagens ou histórias sem uma base real ou objetiva. Pode envolver fantasia, pensamentos

         especulativos ou experiências não verificadas; 

  

    4 - Ekagra- É o estado onde a mente  concentração intensa, em que a mente está completamente focada em um

       único objeto, sem dispersão ou distração


    5 - Niruddha- É  o estado da mente   em que as flutuações psíquicas ( vrittis) são completamente suprimidas ou

       controladas.  Alcançar o estado de niruddha é considerado um estágio avançado na prática do yoga. 



Pontos importantes neste Sutra são: o conhecimento, os pensamentose as impressões


Também é importante conhecermos os 9 obstáculos ( Vikshepas) para uma meditação em Samadhi:



    1 -Vyãdhi (doença): Refere-se a problemas de saúde física que podem interferir na prática do yoga. 

         Quando estamos doentes, nosso corpo e mente podem ficar flexíveis e incapazes de se concentrar.


    2 - Styãna(apatia): É falta de entusiasmo, desinteresse ou letargia. Quando nos sentimos apáticos ou
          desmotivados, é difícil encontrar a energia necessária para a prática do yoga.

    3 - Samshaya (dúvida): A dúvida surge quando começou a questionar ou hesitar em relação à prática do yoga,
          suas técnicas ou seus benefícios. A falta de confiança pode dificultar o progresso.

    4 - Pramãda(descuido): Refere-se à negligência, falta de atenção ou descuido. Quando estamos distraídos ou
          ansiosos de forma descuidada, podemos cometer erros na prática e não alcançar os resultados desejados.

    5 - Alasya(preguiça): A preguiça é a falta de vontade ou disposição para praticar o yoga. Quando nos sentimos
         preguiçosos, é difícil superar a inércia e iniciar a prática regular.

    6 - Avirati(falta de controle dos sentidos): Isso ocorre quando nos deixamos levar pelos sentidos externos e nos
         envolvemos em desejos e apegos sensoriais. A falta de controle dos sentidos pode distrair a mente e                            prejudicar a concentração.

    7 - Bhrãntidarshana(percepção incorreta): Refere-se à ilusão ou à percepção distorcida da realidade. quando
         estamos presos a conceitos falsos ou crenças errôneas, nossa visão da verdade fica obscura.

    8 - Aladha Bhumikatva(desânimo): refere-se a tristeza devido a falta de progresso ou experiências na prática             meditativa

     9 - Anavasthitavta(instabilidade): refere-se a uma condição em que a mente não consegue se estabilizar ou 
         permanecer fixa em um estado meditativo.

   


Neste Sutra temos algumas palavras chaves que são importantes: 



    •  Conhecimento:
    •      *  Vastu Jnana :  percepção da realidade objetiva;

         *  Ishvara conceito específico que está relacionado ao divino, Deus .


         *  Svaropa Jnana refere-se ao conhecimento da própria natureza essencial ou conhecimento da verdadeira                     identidade.


       O conhecimento Ishavarae Savaro Jnana, não são diferentes, porque assim que o devoto vê Deus em si mesmo

       se identifica completamente no Senhor e sua individualidade se dissolve e toda a separação desaparece. 


     Vrittis:


     São ondas de pensamentos, movimentos e agitações constantes da mente, incluindo, emoções, semelhanças e

     memórias. 

              

        Existem 5 tipos de Vrittis:  



         1 - Pramana : Vritti do conhecimento correto ou da percepção correta. Refere-se à flutuação mental que surge                  quando obtemos conhecimento por meio dos sentidos, testemunho confiável ou inferência lógica.

        2 - Viparyaya : Vritti da percepção incorreta ou erro. É uma flutuação mental que surge quando temos uma                     compreensão equivocada da realidade ou interpretamos erroneamente uma situação ou informação.

        3 - Vikalpa : Vritti da imaginação ou fantasia. É uma flutuação mental que ocorre quando a mente cria conceitos, i           ideias ou imagens sem uma base real ou objetiva.

         4 - Nidra : Vritti do sono ou sonho. Refere-se às flutuações flutuantes que surgem durante o sono ou o estado de     
             sonho. 
         
         5 - Smriti : Vritti da memória. É uma flutuação mental relacionada à lembrança ou gravação de experiências
             passadas.


     Samskaras


     São impressões deixadas na mente, como resultado de experiências passadas ( Vrittisanteriores) 


     É aqui que iniciaremos a nossa jornada. 


                " Se você Puder controlar as ondulações da mente, você vivenciará o Yoga "


1.3. Tadā Sraṣṭuḥ Svraūpe ’Vasthānam - तेन स्रस्तुः स्वरूपेऽवस्थानम्


Tada =  então /  Draṣṭuḥ =  observador /  Svraūpe =  em sua própria natureza /  Avasthānam = subsistir 


"Então Aquele que vê [a Si mesmo] subsiste em Sua própria natureza."


Você é aquele que vê. Não é o corpo nem a mente. É aquele que conhece ou que vê. Sempre vê sua mente e corpo agindo à sua frente. Você sabe que a mente cria pensamentos; ela discerne e deseja. Aquele que vê sabe disto mas não está envolvido.


Aqui vamos entender 2 tipos de Samadhi:  

  Quando a mente está intensamente concentrada e há apenas um Vritti (pensamento), repedindo-se continuamente

  e o Samadhi ocorre sem esforço. Isso é  Samprajnana  Samadhi, quando apenas o PURUSHA (o princípio

  transcendental e eterno da consciência) ou a consciência e o objeto de meditação brilha com luminosidade. 

  Quando o mesmo objeto de meditação não está lá e não a Vritti ou a mente e o ego estão dissolvidos é o 

  Asamprajnana Samadhi; este é um estados muito elevado, que é semelhante ao Nirvikalpa Samadhi ou

   Nirvana


   Neste Sutra temos 3 palavras chaves que se interligam

   1 -  Pavritti: é um termo que geralmente se refere à tendência natural da mente humana de se envolver

        com os objetos do mundo externo. É a busca e o apego aos prazeres sensações, desejos e ações

        mundanas. Pavrittirepresenta a busca das experiências e ações que mantinham a mente vinculada aos

        ápices e um ciclo de satisfação e insatisfação.


  2-  DharmaSão os princípios éticos e morais que governam a conduta humana correta. Isso inclui agir de acordo  

      com a retidão, a verdade, a não-violência, a generosidade, a honestidade, entre outros valores. Seguir o Dharma

      implica viver de acordo com esses princípios para alcançar uma vida equilibrada e harmoniosa.

 

   3 -  Nivrittirefere-se à retirada ou cessação das atividades externas e dos desejos mundanos. É um

       termo que aponta para a renúncia e o afastamento do mundo material e das ações motivadas por

       desejos egoístas. Nivrittiimplica em voltar a atenção para o interior, buscando a transcendência dos

       apegos  espirituais. 


Estes termos representam diferentes aspectos da jornada espiritual sentida por Patanjali. Pavritti é a tendência natural da mente em se envolver com o mundo externo, enquanto o Dharmaestabelece os princípios éticos e morais que orientam o comportamento correto. Por fim, Nivrittise refere à retirada dos desejos mundanos e à busca da transcendência espiritual. Esses conceitos são discutidos por Patanjali para nos guiar em direção à realização espiritual e libertação do ciclo de nascimento e morte.


1.4. Vritti Sārūpyam Itaratra - वृत्ति सरूप्यं इतरत्रम्

 Vritti = alterações na substância da mente/ Sarupyam = assume as formas/ Itaratra = em outras ocasiões.


                                    "O resto é identificação com os movimentos da consciência."


Este sutra fala sobre o estado de identificação da consciência com os movimentos móveis, onde a consciência se envolve e se identifica com as flutuações da mente, perdendo sua verdadeira natureza.

Patanjali explica neste sutra que, em estados normais de consciência, a mente está constantemente em movimento, gerando pensamentos, desejos, emoções e semelhanças. Nesses momentos, a consciência tende a se identificar com esses movimentos, perdendo o contato com sua natureza pura e imutável. Parece que perdemos nossa identidade original e nos identificamos com nossos pensamentos e corpo. Se nos perguntarmos quem somos e nos identificarmos com características como gênero, profissão, riqueza, etc., estaremos nos identificando com essas coisas temporárias. 

A prática do yoga visa desvincular essa consciência, desses movimentos animados,  permitindo que ela retorne à sua verdadeira natureza(descobriremos um eu puro).
Isso é alcançado por meio do controle e tranquilidade das flutuações psíquicas, conforme descrito nos sutras subsequentes do Yoga Sutra.



1.5. Vrittayah panchatayyah klishta aklishta - वृत्तयः पंचतयः क्लिष्ट अक्लिष्टा

  Vrittayah = alterações da substância da mente/ panchatayyah = cinco tipos /klishta = doloroso/ 

  aklishta = indolor.


"Há cinco tipos de alterações mentais, que podem ser dolorosas ou indolores."


Patanjali afirma que há cinco tipos de vrittis, que por sua vez estão agrupados em duas grandes categorias. Uma variedade nos traz dor; a outra, não.


 1- Klishta vrittis: São as flutuações suspensas "dolorosas" ou "aflitivas". Essas são as formas de pensamento que

   geraram sofrimento, perturbação e desequilíbrio mental. Elas são consideradas obstáculos para o estado de yoga e 

   para a autorrealização. Exemplos:  pensamentos de apego, raiva, inveja, medo, ansiedade, etc.


2 - Aklishta vrittis: São as flutuações suspensas "não dolorosas" ou "não aflitivas". Essas são as formas de pensamento que não geram sofrimento ou perturbação, e podem ser mais neutras ou positivas. Elas são consideradas mais aceitas para a prática do yoga e para o alcance de um estado de equilíbrio e harmonia mental. 

Exemplos: são pensamentos de compreensão, amor, gratidão, compaixão, discernimento, etc.


Em nossa vida diária, sempre trabalhamos com estas duas categorias de pensamentos. Agora sabemos que os pensamentos egoístas trarão desgraça, e os não-egoístas, a paz. Temos que observar com cuidado o instante no qual uma forma de pensamento surge na mente. 

Através do yoga, a prática é direcionada a reduzir e transformar os Klishta vrittisem Aklishta vrittis, buscando alcançar uma mente mais calma, clara e em paz. O objetivo é transcender as flutuações simbólicas e alcançar um estado de estabilidade e quietude da mente, conhecido como Chitta Vritti Nirodha(Sutra 1.2. cessação das flutuações psíquicas).


1.6. Pramana-Viparyaya-Vikalpa-Nidra-Smritayah - प्रमाण-विपर्यय-विकल्प-निद्रा-स्मृतयः

Pramana = conhecimento certo /  viparyaya = concepção errônea/ vikalpa = ilusões verbais / nidra = sono /smritayah = memória.


  "Conhecimento certo, a concepção errônea, a ilusão verbal, o sono e a memória."


Patanjali, refere-se a uma lista de cinco tipos de atividades mentais (vrittis) mencionadas  no segundo capítulo (Sadhana Pada). Esses cinco tipos de atividades mentais podem influenciar e afetar a nossa percepção e experiência da realidade. Vamos falar rapidamente sobre eles.

 

1 - Pramana: refere-se às atividades motivadas em percepção correta e conhecimento válido. É uma atividade

    mental que leva à compreensão  precisa e correta da realidade.


2  - Viparyaya: representa uma atividade mental de percepção incorreta ou falsa. É uma atividade mental que

      resulta em uma compreensão  equivocada ou em falsas crenças sobre a realidade.(exemplo da Corda/cobra) 


3 - Vikalpa: refere-se à atividade mental de imaginação, concepção ou fantasia. Capacidade humana de criar e

     formar conceitos, ideias e imagens animadas, mesmo que não esteja presente no momento.


4 - Nidra: refere-se à atividade mental do sono ou estado de inconsciência. Nesse estado, a mente está inativa e não

    há percepção consciente da realidade externa.


 5- Smritayah  refere-se à atividade mental da memória ou lembrança. É a capacidade de recordar ou trazer à

   mente experiências passadas, informações ou eventos. 


A prática do yoga busca desenvolver a consciência plena dessas atividades espirituais e, eventualmente, transcender ou liberar sua influência, alcançando um estado de quietude e clareza mental.


1.7. Pratyakshaanumanaagama Pramanani - प्रत्यक्षानुमनागम प्रमाणनि

 Pratyaksha = percepção direta / anumana = inferência / agama = testemunho das escrituras sagradas/  pramanani = são a fonte do conhecimento certo. 


"As fontes do conhecimento certo são percepção direta, inferência e testemunho das escrituras sagradas. "


Este sutra  está no segundo capítulo (Sadhana Pada), sutra 7. Patanjali reconhece que essas três formas de conhecimento desempenham um papel importante na obtenção de informações precisas e válidas sobre o mundo e sobre nós mesmos.


1 - Pratyaksha : refere-se ao conhecimento obtido através dos sentidos, da experiência sensorial direta do mundo ao

    nosso redor.


2 - Anumana : refere-se  ao conhecimento obtido através do processo lógico de dedução. Através da observação de

    pistas, sinais e evidências, podemos inferir ou concluir algo que não está diretamente percebido pelos sentidos.


3 - Agama: refere-se  ao conhecimento obtido através de fontes de informação, como textos sagrados, ensinamentos

    de mestres experientes ou autoridades conhecidas.


Esses pramanas são ferramentas que nos ajudam a obter conhecimento  confiável e fundamentado. Ao  compreender e usar essas fontes de conhecimento, podemos desenvolver uma compreensão mais clara e precisa da realidade, auxiliando em nossa jornada de crescimento espiritual e autoconhecimento.

1.8. Viparyayah Mithyajnanam Atad-Rupa-Pratishtham - विपर्यय मिथ्याज्ञानं अतद-रूप-प्रतिष्ठाम्

 Viparyayah = percepção falsa / Mithyajnanam = falso conhecimento/ Atadrupa - Patishtham = baseada em algo inexistente.  

"Reconhecer e corrigir nossa união e concepções equivocadas sobre a realidade"


A falta de discernimento trás uma compreensão distorcida da realidade, baseada em informações externas Isso pode acontecer quando interpretamos mal os eventos, pessoas ou circunstâncias ao nosso redor.

Este sutra destaca a importância de desenvolver uma consciência clara e precisa da realidade. Ele nos incentiva a questionar nossas crenças, a fim de reconhecer e superar qualquer conhecimento falso ou percepção distorcida que possamos ter. 

Exemplo:  corda enrolada e pensa por engano ser uma serpente.
1.9. Shabda-Jnãnãnupãti Vastu-Shunyo Vikalpah - शब्दज्ञान अनुपति वास्तुशून्य विकल्पः


Sahbdajnana = conhecimento em palavras / Anupati = surge / Vastu = realidade / Sunyo = sem qualquer/ Vikalpah = ilusão verbal.


"A Ilusão verbal resulta de palavras que não têm realidade (que lhe corresponda)"


 Aqui Patanjali destaca o Vikalpa, Vrittis da imaginação ou fantasia. É uma flutuação mental onde uma imagem surge quando se ouvem meras palavras nos precipitamos imediatamente a uma conclusão. 


Exemplo: alguém fala  “A mãe dele era uma mulher que não poderia ter filhos“ e  outra exclama "Coitada !!"; mas nota, que o interlocutor tem uma fala falsa, mas quem ouve foi precipitado em responder. 


"Reflitam sobre como alguma informações que chegam a vocês provocam Vrittis em sua mente" 


1.10. Abhãva-Pratyayãlambana Vrittir Nidrã - अभव-प्रत्ययआलम्बना वृत्तिरनिद्रा


Abhava = Nada / Pratyaya = cognição / Alambana = suportar / Vrittir = alteração da mente /

Nidra = sono


"O Sono é um Vritti que inclui o sentimento de vacuidade (de falta de realidade objetiva)" 


Este sutra  refere-se a uma observação de Patanjali sobre os pensamentos que ocorrem durante o sono. Certamente, acreditamos que não temos nenhum pensamento consciente enquanto estamos dormindo. No entanto, Patanjali aponta que há, um pensamento presente durante o sono, o qual é o pensamento de não ter nenhum pensamento.


Este sutras nos convidam a desenvolver uma compreensão mais profunda da natureza da mente e cultivar a consciência plena em todos os momentos, incluindo os períodos de descanso e sono.