Ordem Ramakrishna
Com sede em Calcutá, a Ordem Ramakrishna é uma das mais respeitadas ordens religiosas da Índia, tendo sido inspirada pelo grande santo bengali Ramakrishna. Pouco antes de sua morte, em 1886, Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a seguirem a vida espiritual quando lhes ofereceu a roupa ocre que, na Índia, significa renúncia ao mundo. Confiou o cuidado desses jovens ao seu mais destacado discípulo, Swami Vivekananda que, em 1897, junto aos seus irmãos monásticos, fundou a Ordem Ramakrishna.
    Constituída por duas organizações irmãs, a Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission, entidades legalmente distintas, mas intimamente conectadas e administradas por um mesmo conselho diretor, a Ordem tem sua sede em Belur Math, Calcutá, Índia. Enquanto a primeira dedica-se à vida espiritual, à religião e à sua divulgação, a última desenvolve atividades humanitárias, praticadas numa perspectiva espiritual.

Idéias e Ideais
As principais metas e objetivos da Ordem Ramakrishna estão baseados nos princípios da Vedanta Prática, que são:
Divulgar a idéia da potencialidade divina de todos os seres e o como manifestá-la através de cada ação e pensamento.
Propagar a idéia da harmonia entre as religiões, tomando por base as conclusões de Sri Ramakrishna de que todas as religiões levam à realização de uma mesma Realidade conhecida por diferentes nomes em diferentes credos. A Ordem Ramakrishna honra e reverencia os fundadores de todas as religiões do mundo tais como Buda, Cristo e Moamé.
Considerar cada tarefa como um culto, e o serviço ao homem como serviço a Deus.
Empregar todo esforço possível para aliviar o sofrimento humano promovendo a educação, prestando serviço médico, socorrendo a aldeões através de centros de desenvolvimento rurais, etc.
Trabalhar para o bem-estar integral da humanidade, especialmente pela a dignidade dos pobres e dos oprimidos.
Trabalhar pelo desenvolvimento de uma personalidade humana harmoniosa empregando a prática combinada das 4 Yogas: Jnana, Bhakti, Raja e Karma.

O Lema da Ordem Ramakrishna
Atmano mokshartham jagad hitaya cha: "Pela própria liberação e pelo bem-estar de todo o mundo".

Atividades da Ordem Ramakrishna na Índia
O Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission administram na Índia 14 grandes hospitais, 104 dispensários, 42 dispensários móveis, 12 faculdades, 199 escolas, 4 escolas politécnicas, 105 albergues e casas de estudantes, 6 orfanatos, 209 bibliotecas, 10 editoras, 2 escolas para crianças portadoras de deficiência, 3 institutos de agricultura, 5 institutos de treinamento e desenvolvimento rural, 293 centros de educação não formal e várias outras instituições dedicadas ao serviço filantrópico, médico, educacional, cultural e espiritual.
    Ambas as organizações também estão constantemente ativas no auxílio das vítimas de terremotos, inundações, fome, epidemias, ciclones, conflitos e outras calamidades. Todas essas atividades são empreendidas com o espírito de adoração, que foi expresso do seguinte modo por Swami Vivekananda: “Esta é a essência de toda a adoração: ser puro e fazer bem aos outros”.
    A Ordem Ramakrishna não é somente uma organização de serviço social. É essencialmente uma organização espiritual com uma filosofia social bem definida e um claro compromisso social, que envolve:

   
— Hospitais
— Dispensários
— Ambulatórios Móveis
— Faculdades
— Escolas
— Escolas Politécnicas
— Albergues
— Casas de Estudantes
— Orfanatos
— Bibliotecas
— Institutos de Agricultura
— Escolas para Crianças Deficientes
— Institutos de Treinamento e Desenvolvimento Rural
— Editoras
— Centro de Educação Não Formal

Emblema da Ordem Ramakrishna
O emblema representa os quatro caminhos que conduzem a Deus:

1 - O caminho de Karma (serviço sem motivos egoístas) representado pelas águas com ondas.

2 - O caminho de Bhakti (amor a Deus) pela flor de lótus.

3 - O caminho de Jnana (conhecimento) pelo sol nascente.

4 - O caminho de Raja Yoga (o despertar do poder espiritual), representado pela serpente circundante.

Com o cisne representando o Ser Supremo ou Deus, pela união destes quatro caminhos, consegue-se a Sua Divina visão. O lema da Ordem Ramakrishna está escrito em Sânscrito na parte inferior do emblema: Possa o Espírito Supremo nos Iluminar

Presidente da Ordem Ramakrishna
Embora simplesmente conhecido como Presidente, ele é na realidade o Presidente Geral das duas organizações (Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission), sendo chamado respeitosamente por Presidente Maharaj pelos monges e devotos. Ele atua principalmente como o lider espiritual da Ordem.
  Um das características sem igual da Ordem de Ramakrishna, é que remonta sua origem e fonte no Avatar da era presente, Sri Ramakrishna. De fato, esta ordem monástica serve como o principal canal para a disseminação da shakti (poder espiritual) e kripa (graça espiritual) do Avatar, para o bem-estar da humanidade. O fluxo deste Poder e Graça Divinos é mantido por uma linhagem irrompível de Gurus, o guru-parampara. É esta tradição espiritual irrompível que está atrás da sucessão dos Presidentes do Ramakrishna Sangha.
  O Presidente Maharaj mantém esta tradição espiritual pelo processo de mantra-diksha ou Iniciação. Pela Iniciação o Poder espiritual original e a Graça do Avatar fluem nos corações dos aspirantes e despertam o potencial espiritual adormecido neles. No momento os Vice-presidentes também são autorizados a dar iniciação espiritual na Índia e fora da Índia. Nos demais países alguns Swamis dirigentes de centros também estão autorizados a ministrar a iniciação espiritual.

Swami Atmasthanandaji, o novo Presidente da Ordem Ramakrishna, nasceu em 1919 em Sabajpur, perto de Dhaka. Recebeu mantra diksha (iniciação espiritual) de Swami Vijnananandaji (um discípulo monástico de Sri Ramakrishna) em 1938 e ingressou no Monastério da Ramakrishna Order em Matemática em Belur no dia 3 de Janeiro de 1941, com a idade de 22 anos. Em 1945, Swami Virajanandaji, o então Presidente da Ordem, concedeu-lhe os votos de Brahmacharya, e em 1949 os votos de Sannyasa conferindo-lhe o nome monástico de Atmasthananda.
  Depois de servir a Ordem no mosteiro de Belur e nas filiais em Deoghar Vidyapith e Mayavati Advaita Ashrama, teve a oportunidade de servir Swami Virajanandaji, o então Presidente da Ordem, por muito tempo. Passou vários anos na sua santa companhia, na solidão de Shyamla Tal no Himalaia. Em 1952, foi enviado à filial do Sanatório Ranchi TB como um Secretário Assistente. Trabalhou duro para ampliar seus serviços em muitas formas. Foi enviado Rangoon (Yangon) Sevashrama como seu Secretário em 1958. Desenvolveu o hospital de Sevashrama, que logo se tornou o melhor hospital de Birmânia Myanmar) daqueles dias. Quando autoridades militares assumiram o Rangoon Sevashrama em 1965, ele regressou à Índia. Foi enviado a filial de Rajkot como seu diretor em 1966. O belo templo de Sri Ramakrishna em Rajkot Ashrama foi construído por sua iniciativa.

  Foi eleito Fiduciário do Ramakrishna Math e Sócio do Corpo Administrativo da Missão Ramakrishna em 1973. Em 1975, foi designado Secretário Assistente de ambas organizações (Ramakrishna Math e Mission). Também foi designado o Secretário das operações de socorro destas organizações. Sob sua supervisão, a Ordem Ramakrishna administrou volumosas operações de assistência e reabilitação em várias partes de Índia, Nepal e Bangladesh. Ele se tornou o Secretário Geral da Ordem em 1992 e permaneceu naquele posto durante cinco anos até 1997 quando se tornou seu Vice-presidente.
  Como Vice-presidente da Ordem, viajou extensivamente por várias partes do país e visitou muitas filiais da Ordem e alguns centros não filiados. Em 1998, visitou vários lugares nos EUA, Canadá, Japão e Cingapura. Também esteve na Malásia, Fiji, Sri Lanka e Bangladesh. Em todos esses lugares, pregou a mensagem de Sri Ramakrishna, Sri Sarada Devi, Swami Vivekananda e Vedanta e também deu mantra diksha (iniciação espiritual) para muitos investigadores.
  Swami Atmasthanandaji foi eleito o Presidente da Ordem Ramakrishna no dia 3 de dezembro de 2007, sendo o 15º Presidente da Ordem.

      

 



 

 
     
     


Centro Ramakrishna Vedanta Rio de Janeiro
Rua Paula Matos 162, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Tel: 21-22243295, 25511208, 38723183
e-mail: site@vedantarj.org.br

...