O Movimento no Brasil

Levantem-se, despertem, e não se detenham até que alcancem a meta...

SEATTLE website template

A visão de Swamiji

Certa ocasião Swami Vivekananda relatou uma visão que tivera na qual a bandeira da Vedanta tremulava fincada nos Andes. Sua profética visão realizou-se em 1932 quando, atendendo a pedidos da Sociedade de Amigos de Buenos Aires interessada em estudar profundamente os ensinamentos Vedanta, os dirigentes de Belur Math (centro principal da Ordém Ramakrishna da India) enviaram um monge para Buenos Aires. O pioneiro escolhido para divulgar a linda mensagem de Ramakrishna - Vivekananda na America Latina foi Swami Vijayananda, discípulo de Swami Brahmananda - o filho espiritual de Sri Ramakrishna.

Foi só em 1957 que o Swami faria sua primeira viagem ao Brasil a qual se repetiria, ao longo dos anos, até 1972, um ano antes de sua morte. Sedimentou em nosso país grupos fiéis de discípulos no Rio e em S.Paulo que se mantiveram coesos até os dias de hoje sob a direção dos Swamis que o sucederam - Swami Paratparananda (até 1988) e Swami Pareshananda, que na época era o único monge da Ordem Ramakrishna residente na América do Sul. Existe hoje um florescente centro em Curitiba e devotos, simpatizantes e amigos espalhados por todo nosso país.

Aos leitores que quiserem conhecer mais detalhes sobre o Swami, recomendamos o livro : Swami Vijoyananda - Un Mensajero de Sri Ramakrishna, Editorial Kier, S.A., Buenos Aires.     


A chegada do primeiro Swami residente

Depois de um longo amadurecimento de 42 anos, os devotos do Brasil tiveram suas preces atendidas e receberam definitivamente a Benção de Takhur na forma de um Swami residente - a Ordem Ramakrishna enviou-nos carinhosamente o Swami Nirmalatmananda em 1999, quando o Centro de São Paulo tornou-se um centro oficial.

O Centro do Rio de Janeiro inaugura sua sede

Em 1º de junho de 2002, sábado, nossa sede própria foi inaugurada, com a dedicação do novo templo contando com as presenças dos Reverendos Swamis Smarananandaji Maharaj (Na ocasião, Secretário Geral da Ordem Ramakrishna), Pareshanandaji Maharaj (Dirigente do centro de Buenos Aires) e Nirmalatmanandaji Maharaj (Presidente do Ramakrishna Vedanta Ashrama, SP). A compra desta casa sede deu-se graças à generosidade da sócia benemérita Sra Cordélia de Jesus, falecida em 2005.

No ano de 2004, chega ao Brasil o Swami Sunirmalanandaji Maharaj, segundo monge designado por Belur Math para o Ramakrishna Ashrama de São Paulo, que mais tarde retornou para Belur Math, tendo sido designado para dirigir o centro na Holanda.

Em março de 2006, realizou-se a grande aspiração dos devotos veteranos: Nosso centro, juntamente com os centros de Belo Horizonte e Curitiba, afiliaram-se à Ordem Ramakrishna da Índia, na condição de subcentros do Ramakrishna Vedanta Ashrama, São Paulo.

 

VEDANTA É A CIÊNCIA DAS POSSIBILIDADES HUMANAS